quarta-feira, 13 de agosto de 2014

EDUCAÇÃO É PRIORIDADE EM INAJÁ




A Prefeitura Municipal de Inajá, através da Secretaria de Educação, investe na educação do município. Cerca de 4 mil alunos estão matriculados nas escolas municipais na educação infantil e fundamental I e II. A gestão atual também investe nos profissionais da educação. Inajá paga aos seus educadores efetivos o piso nacional, com o objetivo de incentivar os professores e assim, oferecer uma educação de qualidade para a população.

Além disso, o Governo Municipal participa de programas para melhorar ainda mais a educação, entre eles o Programa de Educação de Jovens e Adultos – EJA. O EJA é direcionado a jovens e adultos que há muito tempo estão afastados da sala de aula e tem nesse projeto a oportunidade de acelerar seus estudos e de forma gratuita. 

“É importante destacar a concepção ampliada de educação de jovens e adultos no sentido de não se limitar apenas à escolarização, mas também reconhecer a educação como direito humano fundamental para a constituição de jovens e adultos autônomos, críticos e ativos frente à realidade em que vivem”, destaca Leonardo Martins, Prefeito de Inajá. 

A idade mínima para ingresso na EJA é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

PNAIC realiza novo encontro em Inajá



No dia 09 de agosto acontece o próximo encontro do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Mais de 80 professores estão cadastrados no programa, que tem como objetivo alfabetizar todas as crianças de até 8 anos, nas disciplinas de português e matemática, até o final do 3° ano do Ensino Fundamental.

Todos os educadores cadastrados recebem uma bolsa no valor de R$ 200. “Só é possível receber essa bolsa se o município cumprir com todos os encontros, por isso além de serem capacitados os professores recebem esse incentivo. Mas, para isso é preciso que os educadores não faltem os encontros”, comenta Cristiane Gomes, coordenadora do PNAIC.

“O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido para assegurar, que todas as crianças estejam alfabetizadas. E a educação é de fundamental importância para o município de Inajá. O PNAIC tem sido responsável pela aceleração na aprendizagem, e o educador é fator decisivo para essa aceleração, além de ser uma ferramenta para transformar conhecimento em possibilidades concretas de construção da cidadania,” destaca Leonardo Martins, Prefeito.

O Governo Municipal dispõe de transporte gratuito para os professores que estão cadastrados no programa. Todos os educadores recebem material didático para trabalhar em sala de aula com os alunos